|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Amazônia Oriental. Para informações adicionais entre em contato com cpatu.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
02/05/2007 |
Data da última atualização: |
30/07/2014 |
Autoria: |
SILVA, M. F. da. |
Título: |
Pensar o trabalho é pensar a vida: as dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá-PA. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
2003. |
Páginas: |
103 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento sustentável) - Universidade Federal do Pará, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. Orientadora: Profª Drª Ney Cristina Monteiro de Oliveira. |
Conteúdo: |
Nas diretrizes curriculares do Programa de formação baseado na Pedagogia da Alternância, denominado Escola Família Agrícola de Marabá, está expressa a suposição de que este pode contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar, por estar alçado metodologicamente numa proposição que superaria aquela praticada pelas escolas vinculadas ao sistema de educação pública, ou seja, o percurso pedagógico ocorreria a partir das experiências desenvolvidas no processo sócio-produtivo dos jovens e, em consequência disso, dar-se-ia a requalificação do papel da família no processo formativo. Através deste trabalho, analisamos as dimensões da formação que vem sendo efetivadas pelo programa, tornando como central a análise do papel atribuído à educação e ao conteúdo da categoria trabalho. Neste sentido, concluímos que, embora o Programa seja um investimento importante na formação da juventude do campo, em seu atual nível de desenvolviemnto, ainda são pouco evidentes as rupturas com a prática negada do sistema educacional e os efeitos sobre a agricultura familiar só poderão se fazer sentir mediante a institucionalização de processos paralelos que viabilizem a presença das famílias e das novas gerações na terra. |
Palavras-Chave: |
Brasil; Educação rural; Marabá; Pará. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Ensino Agrícola. |
Thesaurus Nal: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02070nam a2200217 a 4500 001 1409111 005 2014-07-30 008 2003 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSILVA, M. F. da 245 $aPensar o trabalho é pensar a vida$bas dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá-PA. 260 $a2003.$c2003 300 $a103 f. 500 $aDissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento sustentável) - Universidade Federal do Pará, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. Orientadora: Profª Drª Ney Cristina Monteiro de Oliveira. 520 $aNas diretrizes curriculares do Programa de formação baseado na Pedagogia da Alternância, denominado Escola Família Agrícola de Marabá, está expressa a suposição de que este pode contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar, por estar alçado metodologicamente numa proposição que superaria aquela praticada pelas escolas vinculadas ao sistema de educação pública, ou seja, o percurso pedagógico ocorreria a partir das experiências desenvolvidas no processo sócio-produtivo dos jovens e, em consequência disso, dar-se-ia a requalificação do papel da família no processo formativo. Através deste trabalho, analisamos as dimensões da formação que vem sendo efetivadas pelo programa, tornando como central a análise do papel atribuído à educação e ao conteúdo da categoria trabalho. Neste sentido, concluímos que, embora o Programa seja um investimento importante na formação da juventude do campo, em seu atual nível de desenvolviemnto, ainda são pouco evidentes as rupturas com a prática negada do sistema educacional e os efeitos sobre a agricultura familiar só poderão se fazer sentir mediante a institucionalização de processos paralelos que viabilizem a presença das famílias e das novas gerações na terra. 650 $aAmazonia 650 $aAgricultura Familiar 650 $aEnsino Agrícola 653 $aBrasil 653 $aEducação rural 653 $aMarabá 653 $aPará
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 92 | |
5. | | MIRANDA, E. M. de; SILVA, M. F. da. Floração e regeneração inicial da taboca-gigante: um bambu nativo do sudoeste amazônico. In: SEMINÁRIO DA EMBRAPA ACRE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO, 3., 2020, Rio Branco, AC. Ciência e tecnologia na sociedade digital (edição on-line): anais. Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2021. p. 95-100. Banner. (Embrapa Acre. Eventos técnicos & científicos, 3). Editores: Virgínia de Souza Álvares, Fabiano Marçal Estanislau.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Acre. |
| |
8. | | SILVA, M. F. da; WANZELER, J. E. M.; LOPES FILHO, R. P.; YOKOMIZO, G. K. I. Avaliação de genótipos de cupuaçuzeiro no Estado do Amapá: análise de experimentos de competição de clones. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS; WORKSHOP EM BIOPROSPECÇÃO E CONSERVAÇÃO DE PLANTAS NATIVAS DO SEMI-ÁRIDO, 3.; WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE BIOENERGIA E MEIO AMBIENTE, 2010, Salvador. Bancos de germoplasma: descobrir a riqueza, garantir o futuro: anais. Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2010. Resumo simples.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
| |
12. | | FIGUEIREDO NETO, A.; LIMA, M. S.; SILVA, M. F. da; DANTAS, B. F.; TEIXEIRA, R. A. Armazenamento e qualidade fisiológica de sementes de abóbora. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, Viçosa, MG, v. 2, n. 2, p. 44-50, dez. 2012.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: C - 0 |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
| |
13. | | SILVA, M. F. da; PEREIRA, J. C.; GOMES, S. T.; NASCIF, C.; GOMES, A. P. Avaliação dos indicadores zootécnicos e econômicos em sistemas de produção de leite. Revista de Política Agrícola, Brasília, DF., ano, 24, n.1, p. 62-73, Jan./Fev./Mar. 2015.Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
| |
Registros recuperados : 92 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|